REENGENHARIA SOCIETÁRIA E PROTEÇÃO PATRIMONIAL
O planejamento societário tornou-se uma das chaves da boa governança, separando adequadamente as atvidades empresariais do patrimônio pessoal ou familiar, com vários benefícios. É uma instância societária que consegue conter e proteger a participação e o controle (se for o caso) mando sobre outras sociedades.
O que é uma holding patrimonial?
Uma holding patrimonial é uma empresa que tem como objetivo gerir e administrar patrimônios de forma a otimizar a sua gestão e planeamento financeiro. Diferentemente da holding operacional, a holding patrimonial não participa da gestão das empresas de suas subsidiárias.
A criação de uma holding também se situa no contexto da proteção patrimonial, como ferramenta empresarial imbatível no planejamento, controle e soluções societárias. Nunca, como agora, a holding foi tão difundida e utilizada pelas empresas como forma de proteção do grupo e no planejamento bem executado.
Sem dúvida, será ainda muito mais utilizada no futuro. A propriedade e administração de bens em nome de uma pessoa física oferece uma série de riscos e custos mais elevados do que sua incorporação a uma pessoa jurídica.
O que é uma holding operacional?
Uma holding operacional é uma empresa da holding familiar que controla as empresas operacionais do grupo. Geralmente, é a partir da holding operacional que se realiza o planejamento estratégico e a gestão do grupo empresarial.
Gestão Financeira
A holding operacional é responsável pelo gerenciamento financeiro das empresas do grupo.
Gestão Estratégica
A holding operacional é responsável pela gestão estratégica das empresas do grupo.
Gestão de Riscos
A holding operacional é responsável pela gestão de riscos empresariais.
Como uma holding familiar pode beneficiar a sua família?
Proteção Patrimonial
Com uma holding familiar, os bens da família ficam protegidos e fora do risco de penhora, leilões, ou outras ações judiciais.
Tributação Reduzida
Com uma holding familiar, é possível reduzir a carga tributária sobre o patrimônio e a renda da família.
Redução de Custos
Uma holding familiar permite a centralização de gestão das empresas da família, gerando economia de escala. Além disso, todos os custos de gestão são compartilhados.
Sucessão Familiar
Uma holding familiar proporciona um ferramenta valiosa para o planejamento sucessório e perpetuação dos negócios de família ao longo das gerações.
Planejamento Sucessório é proteger o legado da família
A Holding Patrimonial visa concentrar e proteger o patrimônio da família, através de pessoa jurídica, para favorecer a gestão dos ativos com maiores benefícios fiscais e definir a sucessão. Esse sistema dá maior proteção ao patrimônio pessoal do sócio, diante das inúmeras situações de responsabilidade em empresas nas quais tem participação.
Possibilita ainda o aproveitamento dos incentivos fiscais, na tributação dos rendimentos dos bens particulares como pessoa jurídica: recebimentos de aluguéis, lucros e dividendos, juros e transferência de bens.
Também viabiliza o planejamento sucessório perante seus herdeiros. Os lucros e dividendos recebidos pelo sócio são isentos de tributação, por já serem tributados na holding.
Portanto, comece a pensar no seu planejamento societário, pois ele também faz parte da estratégia do seu negócio.